terça-feira, 18 de maio de 2010

FIFA ELIMINA A ARTE NO FUTEBOL

Li, sem entender bem, a notícia procedente da toda poderosa FIFA dando conta da decisão tomada pelos “cacifes” de que a “paradinha” está fora do espetáculo. Juro que fiquei sem entender nada. Sem saber, na verdade, o que pretende a mentora do futebol mundial deixando de lado o espetáculo. A “paradinha” na cobrança do pênalti é um espetáculo a parte. Só tem a reclamar quem está debaixo dos três paus e é enganado pelo executor da “paradinha”.

Tirando esse direito de quem tem a arte de enganar o goleiro na cobrança de uma penalidade máxima, tira, também, o direito do torcedor ver a maestria de um atleta no domínio do toque na bola ou gingado antes da execução da cobrança fatal. De um lado frustrando jogadores, mestres na “paradinha” e torcedores que gostam da arte. Do outro oferecendo mais liberdade de ação á quem tem o direito de usar as mãos, além dos pés. Acho que a FIFA “pisou na bola” antes da “paradinha”.

O que devia ter mais cuidado, a FIFA se omite em decisões. Sair do gol em direção a bola na cobrança de pênaltis, por exemplo, é o que mais se vê e nenhuma proibição, mesmo porque fica a critério do árbitro se saiu ou não do gol. O que o público vê, ou viu, que se dane. Árbitros irresponsáveis, usando e abusando da autoridade sem severa punição é público e notório no futebol mundial. Outras mais cabíveis a decisões da FIFA são deixadas de lado. A “paradinha”, que é arte, está proibida.

A próxima vai ser a "goleirada" reclamando que os cobradores de faltas estão colocando a bola no ângulo, ou enganando com efeitos que deixam os “pegadores de bola” sem ação para a prática da defesa. Com certeza, em pouco tempo, vamos ter mais uma proibição da FFA com o seguinte texto: “o cobrador de falta não pode chutar com efeito ou no ângulo”. O drible, por exemplo, nas próximas proibições deve entrar em pauta, regulando-o se pode ser dado pra frente, pra esquerda ou direita. Proibir a “paradinha” significa eliminar a arte no futebol

segunda-feira, 17 de maio de 2010

DA POLE A BANDEIRADA

O Treze é o verdadeiro e legítimo campeão da Paraíba, versão 2010. Incontestável sua conquista. Desde a primeira rodada até a última, inclusive o quadrangular final não deu margem para os concorrentes, fechando todas as portas, nem mesmo quando recorreu ao pit-stop para troca de algumas peças.

Desde a largada da corrida pelo titulo o “Galo” ganhou a pole e não deixou nenhuma brecha para ultrapassagem. Sofreu pressões de todos os lados, principalmente dos que trocavam de posições entre segundo, terceiro e quarto lugares, mas não cedeu. Na reta final deu uma vacilada, sem perder o primeiro lugar, porém teve forças para recuperação em tempo.

Botafogo, Campinense e Sousa, os mais próximos na corrida pelo titulo, ameaçaram, mas não tiveram potência, principalmente o Botafogo que na reta final deu uma escorregada na zebra perdendo a chance da ultrapassagem, consequentemente a liderança para, na última volta, decidir diante em casa. O “Galo” arriscou tudo e não cedeu a liderança.

Tudo acabou. Acabou em termos de Campeonato 2010. A luta continua. Vem aí a Copa Paraiba que irá indicar o segundo clube na Copa do Brasil. Se aproxima a Copa Nordeste para Botafogo e Treze, a Série C com o Campinense representando o Estado e a D onde o Treze ganhou a condição de titular absoluto.

A corrida acabou. Ganhou a prova aquele que saiu na pole e até a bandeirada final (apito) foi quase perfeito, não fosse a escorregada no quadrangular – reparada em tempo. O alvinegro serrano fez por merecer. Trabalhou com mais atenção, investiu melhor, e soube agregar o grupo de maneira a tirar o proveito necessário no transcorrer da competição.

Parabéns, Treze !. O título ficou com o clube que encarou a corrida com mais precisão e melhor entrosamento entre seus setores, fazendo com que a máquina estivesse sempre afinada para responder na pista (gramado) todo esquema montado para o sucesso da competição. Da Pole a Bandeirada, o “Galo” foi líder incontestável.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O MELHOR JOGO DO ANO

O "Galo" tremeu. Não fosse a bobeada do lateral Nininho em cometer penalidade máxima e ter sido expulso no segundo tempo, certamente o Treze estaria hoje tentando justificar a derrota para o Botafogo em pleno Amigão, quando todos tinham o alvinegro serrano como favorito absoluto. Futebol tem suas surpresas. Quem pensava estar o Botafogo morto, enganou-se completamente. O time não tocmou conhecimento do dono da casa e, não fosse o gol salvador de Miltinho no finalzinho do jogo (44) o Botafogo teria retornado pra João Pessoa com larga vantagem para abiscoitar o titulo estadual. Infelizmente o lateral Nininho cometeu duas grandes besteiras, talvez pela "inexperiência". A primeira foi cometer penalti desnecessário. A segunda não se controlar emocionalmente e provocou a expulsão ao hostilizar o adversário. Mas, diante de tudo que aconteceu, os jogadores do Botafogo foram heróis, mesmo saindo com empate. Lutaram, com um jogador a menos, e mostrou que resultado se conquista no gramado, com a bola rolando, e dentro do tempo regulamentar. Muitos "galistas" andaram cantando em versos e prosas a conquista do titulo antes da hora. Ficou na saudade. O campéão estadual só será conhecido domingo, lá pelas 18 horas, mais ou menos. Parabéns ao time estrelado da capital. Parabéns aos "leões da Maravilha" que não se curvaram ao poderio do Treze e falatório de seus torcedores. Espero que domingo, em Campina Grande e João Pessoa, os torcedores que venham comparecer aos estádios possam ter bons espetáculos como os que presenciaram no jogo Treze 2 Botafogo 2, domingo, no Amigão.Vergonhosa, apenas, a informação do públicos presente: um pouco mais de 16 mil torcedores. Estavam nas arquibancadas e cadeiras muito mais de 22 mil. Mas não é problema meu, e sim de quem retira da arrecadação percentuais pertinentes. No campo, com boa arbitragem, foi um jogo inesquecível, o melhor da temporada, a altura das duas grandes equipes do nosso futebol.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MEDO DO GALO

A formação tática do Botafogo para enfrentar o Treze deixou claro que o “Xerife” estava com medo do “Galo”. Em outros tempos, quando o futebol era praticado com liberdade, levava vantagem quem tinha melhor qualidade técnica, e num clássico do quilate de Botafogo x Treze levava a melhor quem aproveitasse bem as oportunidades.

Hoje “a pancada bombo” é outra. Prevalece o esquema tático. Quando entra em campo com o objetivo de vencer o time tem a formação tática 4.3.3, que significa quatro defensores, três armadores e três atacantes. Caso entre em campo par não perder, se arriscando vez ou outra no ataque, a formação é 4.4.2. Se for para não ganhar, nem perder, é 3.5.2 variando para o 3.6.1, formação tática com três zagueiros, cinco ou seis no meio do campo, e dois ou um atacante.

Atuando em casa, diante da sua torcida, o Botafogo entrou em campo totalmente diferente do que se imaginava numa partida onde somente a vitória interessava, mesmo porque o jogo era no Almeidão. Ao invés de fazer o Treze se preocupar com ele, o Botafogo fez o contrário se retraindo diante do “Galo” que também estava com medo.

O Botafogo tem dois laterais de razoáveis qualidades técnicas: Zé Wilker e Rafinha. Eis que o treinador Shuller cisma de tirar Val da cabeça da área, sua posição original, para colocá-lo na lateral direita, improvisado. Mantém um meio do campo defensivo, isolando, praticamente, Edmundo dos demais. Claro que com essa formação tática não poderia ser outro resultado, visto que o Botafogo atraiu o “Galo” para seu terreiro.

Agora a coisa complicou. Domingo vai jogar em Sousa, contra equipe do mesmo nome, numa partida onde o único objetivo, se ainda pensa em título, é vencer, vencer, vencer. O Treze está numa boa com seis pontos em dois jogos, e mais uma vitória praticamente selará sua “sorte” no quadrangular. Campinense reabilitou-se, mas precisa somar pontos domingo. O Sousa vai para o “tudo ou nada” diante do Botafogo no Marizão, em Sousa, depois de duas derrotas consecutivas. A terceira rodada poderá clarear o túnel da esperança. Vamos aguardar pra ver como vai ficar.

domingo, 18 de abril de 2010

SOSSEGO FM TAMBÉM NO FUTEBOL

A equipe de esportes da Rádio Sossego FM, ingressou na Associação dos Cronistas Esportivos da Paraiba, entidade filiada a ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivo)que por sua vez é filiada a AICE (Associação Interncional de Cronistas Esportivos) podendo, agora, expandir seus conhecimentos e serviços prestados ao desporto paraibano, até o momento feito com eficácia no árduo trabalho de informar.Credenciados, definitivamente, munidos de identidade comprobatória da Associação, a viabilidade de transmitir grandes jogos nos mais variados estádios da Paraíba lhe é facultada." Espero, com toda certeza, ve-los concorrendo com as demais emissoras do Estado e encontra-los por aí a fora!. A experiência é adquirida ao longo da "estrada" à ser percorrida. Conheço cada um de seus integrantes e sei que têm condições de fazer um grande trabalho, obviamente engrandecendo a atividade do cronista esportivo".

Adamastor Chaves.

sábado, 17 de abril de 2010

A DÚVIDA

A segunda rodada do quadrangular decisivo do Campeonato Paraibano está deixando o torcedor “baratinado” sem saber a hora certa dos jogos., se no período da tarde ou da noite. Estão sendo veiculadas as mais variadas informações e isso faz com que a dúvida deixe o desportista sem saber o que fazer.

Marcar uma rodada para a noite, 20h30, dia 21 de abril, achei de uma ignorância impar, visto ser feriado e o óbvio seria optar pelo período da tarde, 16h00. Ocorre que, segundo a FPF, um dos dois jogos, Botafogo x Campinense e Treze x Sousa, seria mostrado pela TV. Até aí tudo bem, mas que o público tomasse conhecimento com bastante antecedência.

De repente lá vem mudança imposta pela FPF em detrimento da programação da TV que concordara, a priori, que os jogos fossem realizados a tarde. Mudança na informação. Torcedores, cronistas esportivos, todos envolvidos, direta e indiretamente com futebol, gostaram. “A tarde, no feriado, é lógico”, disse um torcedor do Botafogo.

De repente, mais que de repente, eis que muda o que fora dito. A Federação Paraibana de Futebol, por intermédio de seu Departamento Técnico informa que “tudo voltou ao que era antes, no quartel de Abrantes”. Pela falta de grade da emissora de TV, só havendo liberação para jogo noturno, a FPF bateu o pé: “Decidido. Os jogos serão a noite”.

Nessa dúvida, vai e vem de informações, os torcedores, principalmente aqueles que fazem planos por ouvi dizer, não sabem se vão ao estádio a tarde ou a noite. Os próprios dirigentes dos clubes, envolvidos nas “informações elásticas” não tiveram o cuidado de conscientizar à todos do impasse de horário. Preferiram ficar no meio do “elástico”.

Para quem não sabe, ainda, ou não tem certeza, anote: “OS JOGOS SERÃO REALIZADOS NO PERÍODO DA NOITE, COMEÇANDO AS 20h30, NO ALMEIDÃO E AMIGÃO, RESPECTIVAMENTE”. Depois digam que não avisei!

Adamastor Chaves
zonafrancapb.blogspot.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

MAIA DE MALA PRONTA PARA APOSENTADORIA

Severino do Ramo Maia, 35 anos, paraibano de João Pessoa, nascido e crido no bairro de Mandacaru, aonde ainda reside com seus familiares, cansou. No último domingo, logo após a vitória histórica diante do Campinense, em Campina Grande, por 3 a 0, Maia, ex “Mala”, decidiu parar a anunciou, oficialmente seu desejo de abandonar o futebol profissional, no campo, se colocando a disposição para continuar trabalhando nos bastidores, na diretoria, desde que seja no Auto.

Quem não conhece Maia, ou “Mala”, não sabe nada do futebol recente da Paraíba, mas precisamente de João Pessoa. Surgido para o profissionalismo das categorias de base do subúrbio da Capital, à época “Mala”, despertou interesse do Auto Esporte, seu primeiro clube como profissional, e começou a chamar a atenção pela sua impetuosidade na busca do gol e o senso de conjunto com os demais companheiros. A ascensão foi tanta que logo foi parte de interesse de vários clubes.

Assim como tantos garotos, que não têm tino para a vida profissional, logo surgiram empresários querendo tomar conta do futuro do garoto prodígio do futebol paraibano. Interior do Rio Grande do Sul, seu primeiro destino e em seguida a Europa, para onde foi contratado por um clube espanhol, foi aí que a vida começou a tomar outro rumo, inclusive o nome de batismo no futebol. De “Mala” passou a se chamar Maia. A peregrinação foi grande. Outros clubes surgiram até voltar para o Brasil.

Por aqui, em campos brasileiros, fez vários contratos, gols. Ganhou fama, dinheiro (não muito, mas o suficiente para dar uma vida digna à seus familiares) até retornar ao seu clube de origem, o Auto Esporte, pelo qual manifestou interesse, em sua declaração de despedida, ao afirmar que seu desejo era parar e continuar servindo ao Auto. Parando na hora certa para ser lembrado pelo que fez, o motivo não poderia ter sido outro. “Paro dando ao Auto Esporte a classificação. Isso é motivo de orgulho”, disse.

Com uma grande apresentação e um resultado que poucos esperavam, salvo o grupo alvirrubro que esteve unido e com disposição de não decepcionar, Maia, ex “Mala”, fez o último jogo profissional pelo Auto Esporte, conforme seu desejo. Vai se dedicar à outra atividade dentro do clube como dirigente ou integrante da comissão técnica. Aos 35 anos, ainda com condições físicas para mais dois anos no profissionalismo, Maia decidiu arrumar a “Mala” e se aposentar. MAIA ESTÁ DE MALA PRONTA PARA APOSENTADORIA. Boa sorte Mala. Digo, Maia.

domingo, 11 de abril de 2010

O MACACO ATROPELOU A RAPOSA

É costume dizer que macaco é bicho danado, cheio de surpresas e quando encontro coisa fácil não mede distância em fazer suas macaquices. E foi o que fez o Auto Esporte diante do Campinense. Na “peinha de nada”, como diria o meu amigo Ivan Bezerra, plagiando Branchu, o “Macaco Altino” não tinha outra escolha. Era ir pra cima da “Raposa” e, mesmo reconhecendo dificuldades, principalmente por estar no habitat adversário, forçar e tirar proveito do recuo “raposeiro”. E na maior “cara de pau”, sem tomar conhecimento do poderio rubronegro, foi dando osso em troca de banana. A “Raposa” não conseguiu roer o presente do macaco e facilitou a chegada do “primata antropóide” ao cacho de banana: o gol. O Auto se recuperou moralmente depois de ter perdido para a Queimadense dentro do Almeidão como também conseguiu a tão sonhada para o Campeonato Paraibano de 2011. A “Raposa” não desconfiou do “Macaco” e se deu. A sorte do Campinense, que tem como símbolo o animal da família dos canídeos, é que não precisava de pontos para se classificar e já estava garantido no quadrangular decisivo como segundo colocado, posição que lhe dar o direito de jogar a última partida da fase decisiva em seu campo. Só, somente só!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

INADIMPLÊNCIA

A Prefeitura Municipal de Sossego ainda não se livrou completamente das inadimplências deixadas pelo gestor anterior, Sr. Juraci Pedro Gomes, em diversos seguimentos administrativos. O mais recente diz respeito a Editora A União, setor do Diário Oficial do Estado. Procurada pelo Prefeito Carlinhos para veiculação do Edital de convocação para preenchimento de vagas na Prefeitura, através de concurso, a Prefeitura estava em débito e só poderia veicular o Edital após pagamento na ordem aproximada de um mil reais. Na última terça-feira (6) o Prefeito Carlinhos compareceu a Editora A União, efetuou o pagamento e o Diário Oficial do Estado (DO/PB) irá publicar o Edital que proporcionará aos interessados, devidamente inscritos, o concurso para preenchimento de vagas na administração municipal. “Tive que pagar, caso contrário o Edital não seria publicado e a Prefeitura e os interessadas em fazer o concurso seriam todos prejudicados. Foi mais uma das inúmeras inadimplências deixadas pela gestão anterior”, disse Carlinhos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

3 X 2

Parece até resultado de jogo. Mas não é. A referência é sobre a condição que se apresenta para três clubes que buscam as duas últimas vagas no G4, haja vista que Treze (35) e Campinense (33) estão garantidos faltando decidir, apenas, quem vai chegar no primeiro lugar. Botafogo (26), Sousa (26) e Nacional (24) são os pretendentes às duas vagas restantes.

No balanço dos números Treze e Campinense não podem ser alcançados porque um dos seus seguidores só poderá chegar aos 32 pontos, tratando-se de Botafogo e Sousa, mesmo assim esses dois clubes dependem do resultado desta quarta-feira quando se encontram no estádio Marizão, em Sousa. O Nacional pode chegar aos 30 e se assim fizer vai preocupar o Botafogo seu adversário de domingo.

Nessa dança numérica muita coisa pode acontecer. Se Treze e Campinense estão garantidos no quadrangular decisivo do Campeonato, Botafogo, Sousa e Nacional ainda estão em dúvidas, sendo que o alvinegro da capital e o alviverde sousense precisam de uma vitória para um se garantir caso o Nacional venha ganhar seus dois últimos jogos.

Treze e Campinense não enfrentam os três pretendentes às duas vagas restantes em seus dois últimos compromissos e isso já é ponto de tranqüilidade para botafoguenses, sousenses e nacionalinos. O Botafogo tem a missão mais difícil dos três. Enfrenta o Sousa nesta quarta-feira, em Sousa, e no domingo pega o Nacional, também concorrente, no Almeidão.

A vida do Sousa também não está fácil. Vai ter que somar pontos diante do Botafogo e encerrar participação na fase classificatória no Silvio Porto diante da Desportiva. Para o Nacional a situação não é cômoda, embora lhe dê um pouco de tranqüilidade porque joga em casa contra a Desportiva e pode chegar no Almeidão decidindo uma vaga.
Logo, nesse sobe e desce de posições, comodidade mesmo para trezeanos e campinenses que já estão inseridos no quadrangular decisivo do Campeonato e com a “vantagem” de realizarem seus jogos finais em seu campo. O danado é que a Federação vai ter que conciliar Treze e Campinense no mesmo dia e horário em Campina Grande, salvo se a tabela for confeccionada de maneira que os dois clubes se enfrentem na última rodada (volta) do quadrangular. “Pura coincidência”.

Então está entendido. 3x2 nada mais é que três para duas vagas. Botafogo, Sousa e Nacional e mais ninguém. O Sousa só vai poder chegar aos 32 pontos e se assim acontecer o Botafogo só poderá alcançar 29, o mesmo acontecendo o contrário. O Nacional, que tem 25, pode chegar aos 31, desde que vença a Desportiva e o Botafogo. Nesta quarta-feira já pode ser definida uma vaga. Somente um irá comemorar a classificação, ficando a última vaga para domingo. Aí chega a vez do 2x1.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MAIS UMA DO EX

Em cada local procurado pelo atual Prefeito de Sossego para resolver assuntos relativos ao seu Município, uma noviade aparece. Depois de tantas inadimplências, contas não apovadas, prestações de contas não realizadas, eis que, de repente, mais uma aparece do ex. Trata-se de débito contraído com a Editora a União, junto ao setor de divulgação do Diário Oficial. Com a necessidade de fazer divulgar Edital referente ao Concurso Público Municipal que pretende realizar o atual Prefeito Carlinhos, atendendo necessidades administrativas e preenchimento de vagas existentes. No Jronal A União teve a sua pretensão "brecada" por estar em débito, a Prefeitura, condição contraída pelo ex que torna, no momento, a Prefeitura indaimplente e só terá condições de divulgar oficialmente o Concurso Público após pagamento do débito, na ordem aproximada de um mil reais. "Se fosse só essa até que dava para contornar. O problema é que são muitas inadimplências, débitos, e somos obrigados a deixar de prestar serviços à comunidade, ao Município, para atender desatrosa adminsitração anterior em contrair débitos por aí a fora. Vamos ter que pagar, já que temos interesse em divulgar o Edital pois precisamos atneder a Lei e não prejudicar o Município em detrimento de desatrosa administração anterior", argumentou Carlinhos preocupado com tantas responsabilidades financeiras, negativas, deixadas pelo ex gestor do Município de Sossego.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

SOSSEGADO E COMENDO PEIXE

O sosseguense não passou a Semana Santa sem saboerar um bom peixe. Mantendo a tradição o Prefeito Carlinhos providenciou o pescado e o distribuiu com a população, independente da cor partidária."O que interessa é o peixe no prato", disse Carlinhos.Uma tonelada de pescado foi doado a população, da zona urbana e rural. O momento é de aperto visto o baixo rendimento financeiro obtido pela Prefeitura junto ao FPM que tem caído vertiginosamente."O povo de Sossego merece sacrifício de nossa parte. Por isso não obstaculei a aquisição de mil quilos de peixes para doação à todos nesta Semana Santa", concluiu o Prefeito c/alinhos.

domingo, 28 de março de 2010

A NOVA GRAÇA

A velha Graça não mais existe. O estadinho Leonardo Vinagre da Silva, mais conhecido como o “Campo da Graça” deixou de lado a arcaísmo, a inoperância e desqualificação como estádio de futebol e ganhou uma nova roupagem. Agora está dotado dos mais modernos equipamentos e capacitado para promover grandes espetáculos de futebol.

Na tarde de domingo, 28, o Prefeito Ricardo Coutinho, que investiu mais de 3 milhões de reais na transformação da Graça, festivamente entregou a Nova Graça para uso dos desportistas, da comunidade estudantil da rede municipal, para o esporte amador, para o público em geral. Novas arquibancadas, cabines de rádio, portal, acomodações para atletas, árbitros, imprensa esportiva e iluminação de primeiro mundo fazem parte dos melhoramentos introduzidos no estádio que agora passa a ser uma nova opção para grandes jogos da Paraíba, do Campeonato Nacional, e até jogos internacionais.

Na tarde festiva de inauguração o Prefeito fez questão de reunir os atletas ex-profissionais que tiveram passagens pelo estadinho da Graça ou que fizeram daquela praça esportiva seu campo inicial da atividade esportiva. Estiveram na minha companhia, que também fui atleta profissional, Caçote, Chico Matemático, Chico Alicate, Martinho, Mineiro, Marajó, Simplício, Prince, Waldeci Santana, Raimundo, Freire, Maninho, Ari, Ferreira. Os convidados receberam medalha comemorativa ao evento e posaram para fotografia oficial com o Prefeito Ricardo Coutinho.

sexta-feira, 26 de março de 2010

GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO PARA DAR MORADIA DIGNA A 1,410 FAMÍLIAS EM 47 MUNICIPIOS DA PARAÍBA

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Governador José Maranhão, na companhia do Ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, assinou convênio destinando a construção de 1.410 casas no Programa Minha Casa para paraibanos que comprovarem rendas familiares até dez salários mínimos e não terem vínculo com instituição oficial beneficiado com casa própria.


O encontro do Governador com 47 prefeitos, dentre eles o de Sossego, Carlos Antonio Alves da Silva (Carlinhos), aconteceu no auditório principal do Hotel Tropical Tambaú, em João Pessoa, e contou com presenças de várias autoridades do Senado e Câmara Federal, da Assembléia Legislativa do Estado, Câmara Municipal, Secretários de Estado, auxiliares e convidados especiais.


Comandada pelo Governador José Maranhão a mesa dos trabalhos para criação e posse dos Conselheiros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social esteve formada pelo Ministro Alexandre Padilha, Vice-Governador Luciano Cartaxo, Senador Roberto Cavalcanti, Dep. Federal Manoel Junior, Dep. Estadual Ricardo Marcelo (Presidente em exercício da Assembléia Legislativa), Oswaldo Trigueiro, Rubens Germano (Presid. da Famupe), Secretário Marcelo Weick, Maria do Socorro Gadelha (Presidente da Cehap), José Carlos da Silva Junior (Grupo Empresarial São Braz).


Atendendo os dois principais objetivos do encontro, a constituição do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social e a assinatura do Convênio para construção de 1.410 casas dentro do Programa Minha Casa, o Ministro Alexandre Padilha disse que a Paraíba é conceituada na esfera federal e tem, no Governador Maranhão e Senador Roberto Cavalcanti, dois guardiões na defesa dos interesses do estado. “São dois homens públicos incansáveis na luta pelos interesses do Estado da Paraíba”, disse.



No uso da palavra o Governador José Maranhão não escondeu a satisfação de estar criando e presidindo o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social da Paraíba e assinando Convênio para construção de residências dentro do programa Minha Casa que irá beneficiar 1.410 famílias em atendimento, Inicial, as 47 Prefeituras que apresentaram disponibilidades para atendimento ao Programa e que irão beneficiar, cada uma, 30 famílias carentes que apresentarem renda familiar abaixo de dez salários mínimos.


Após a reunião, demonstrando satisfação e confiança na execução do projeto, bem como a possibilidade de poder atender inicialmente trinta famílias carentes, o Prefeito Carlinhos disse que gradativamente vai atendendo os mais necessitados e diminuindo a carência de moradia em seu Município. “Até dezembro esse Projeto vai atender os que precisam de moradia. Esse é o passo inicial de muitos que vamos dar em busca de mais casas para quem realmente está precisando. Agora vou disponibilizar o terreno para construção das 30 casas que deve começar no inicio de junho”, disse o Prefeito Carlos Antonio (Carlinhos).

Adamastor Chaves (DRT/074)
Blog: zonafrancapb.blogspot.com

terça-feira, 23 de março de 2010

A PRAÇA É DO POVO!

Na chegada à Sossego, depois de passar pelo Posto Dois Irmãos e Ginásio Poliesportivo, o vistante se depara com uma bonita praça, hoje local de encontro dos namorados, os amigos e um bom bate-papo. Vários bancos, excelente iluminação e uma fonte onde jorra água constantemente embelezando o local, o sosseguense está feliz principalmente por saber que o visitante não mais terá a aquela imagem negativa de abandono vista antes, em anos anteriores. Segundo o prefeito Carlinhos entregar a praça totalmente recuperada, melhorada e em condições de orgulhar o posvo sosseguense, era seu objetivo. "Eatá aí, a Praça do Povo, isso é dinheiro do povo para o povo", disse.

sexta-feira, 19 de março de 2010

ESTUDANTES VISITAM IDOSOS

Por maioria de votos a jovem estudante Brunna Chaves, 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel Delmiro Ferreira, foi eleita presidente da classe, tendo como vice Iasmim. O objetivo da formação da diretoria governativa de classe é difundir o interesse do alunado pelo social voltado para prestação de serviços na comunidade. Segundo Brunna, que idealizou a realização de visitas às pessoas carentes e idosas da cidade, o entendimento da classe foi positivo na realização de visitas semanais. “Graças a Deus que todos os colegas aceitaram a idéia e nós vamos fazer várias visitas às pessoas idosas e carentes levando um pouco de Paz e calor humano à quem mais precisa. A direção do colégio aprovou a nossa iniciativa e vai prestar todo apoio, à quem antecipadamente agradecemos”, disse Brunna. Com essa iniciativa cria-se o Social na Escola, idéia que deverá ser seguida por todos, quando a finalidade é prestar relevantes serviços sociais á comunidade carente.

GENIVALDO OU BANKS ?

Quem acompanhou a Copa do Mundo de 70 com certeza ainda lembra a espetacular defesa que o goleiro Gordon Banks, da Inglaterra, fez aos 10 minutos de jogo ao defender uma bola cabeceada por Pelé no canto direito de sua trave, lance considerado por muitos - para mim até quinta-feira, 18 - como “a maior defesa de um goleiro em todos os tempos”. Digo até quinta-feira por que o goleiro Genivaldo, do Botafogo da Paraíba, conseguiu desbancar o grande astro da Seleção Inglesa praticando uma defesa, aos 15 minutos de jogos, inegavelmente muito mais difícil que a praticada por Banks.

O lance que redundou na defesa do goleiro inglês aconteceu depois de um cruzamento de Jairzinho, da direita, após driblar Terry Cooper e centrar a bola na cabeça de Pelé que, antes de cabecear, olhou a posição de Banks e colocou no canto oposto. Ágil, e com reflexo de fazer inveja, o inglês deu dois passos e após a bola tocar ao solo, visto que o cabeceio foi pra baixo, conseguiu espalmar fazendo com que a bola tomasse o rumo da linha de fundos por cima do travessão. Aquele foi o lance mais polêmico e comentado de todos os tempos praticado por um goleiro.

Como Genivaldo não é da seleção inglesa, brasileira ou outra qualquer, simplesmente atua no Botafogo da Paraíba, um clube de porte médio do futebol brasileiro fora do eixo São Paulo-Rio-Minas, e do Nordeste, claro que seu feito na noite de quinta-feira, estádio Silvio Porto, em Guarabira, cidade do interior paraibano, não terá a repercussão do goleiro inglês na década de 70. O feito de Genivaldo, se mostrado ao mundo, como foi o de Banks, passaria a ostentar o titulo de MAIOR DEFESA DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS.

Genivaldo conseguiu, numa demonstração de excelente preparo físico e apurado reflexo, desviar para escanteio - também por cima do travessão como fez Banks - uma bola aparentemente fora do seu alcance por ter ido no sentido contrário. O chute foi desferido pelo atacante Junior Coxinha, da Desportiva, em direção ao gol. No trajeto bateu no costado do zagueiro botafoguense e tomou rumo diferente. Genival conseguiu, no ar, virar o corpo, visto que ia para o lado oposto, e num salto acrobático conseguiu desviar a trajetória da bola por cima do travessão, evitando, assim, o gol e, em seguida, receber cumprimentos de seus companheiros, elogios da imprensa, aplausos dos torcedores e até de atletas adversários

Daí a pergunta: GENIVALDO OU BANKS? Na verdade até esta data eu tinha na lembrança o lindo lance do goleiro Banks ao evitar gol do Brasil, principalmente do Rei Pelé. Até então, digo com toda e real convicção, por que de agora em diante espero ter condições de ver outro goleiro praticar defesa mais bonita, verdadeiramente espetacular, do que a praticada por Genivaldo aos 15 minutos do primeiro tempo, do jogo Desportiva x Botafogo, estádio Silvio Porto, em Guarabira, pelo Campeonato Paraibano, dia 18 de março de 2010.

O que me faz sentir um pouco de inveja dos grandes centros, da forte mídia nacional, é que nenhum destaque foi dado ao nosso goleiro, ao atleta do Botafogo da Paraíba, no grande noticiário esportivo brasileiro. Se o fato tivesse acontecido com Bruno do Flamengo, Rogério Ceni do São Paulo. Julio César da Inter de Milão, outros e outros mais famosos e bem vistos na mídia nacional e internacional, com certeza seria manchete por mais de uma semana, no mínimo, como o goleiro que desbancou Gordon Banks. Para mim a resposta é GENIVALDO.

Adamastor Cahves (Blog: www.zonafrancapb.blogspot.com)

quinta-feira, 18 de março de 2010

GOL DE PLACA

O “Gol de Placa” não é mais aquele. Hoje para se fazer um tento nos cofres do Estado preciso estar muito bem treinado, devidamente regularizado para entrar em campo e fazer por merecer o direito que lhe cabe. O candidato não terá simplesmente de chutar e esperar que “grana” entre cofre. Tem que seguir regras, cumprir metas e estar devidamente habilitado para poder gritar....Gollll de Placa!!!.

Tem gente “chiando” por ainda não metido a mão na grana do Estado, achando que antigamente era mais fácil e não tinha tanta burocracia. Era chegar ao final do Campeonato escancarar a porta do cofre e esperar a “bufunfa” entrar. Entendo que a “chiadeira não tem fundamento. Ouvi do Secretário de Juventude Esporte e Lazer do Estado, Coronel Francisco, que clube tem que estar devidamente regularizado.

Em entrevista ao repórter José Maria Fontinelli, da Rádio Tabajara, o Coronel Francisco, Secretário da Juventude Esporte e Lazer do Estado, disse que reclamam sem motivo, visto que não estão cumprindo o que determina a Lei que beneficia os clubes profissionais do Estado. “Nem todos. A maioria não está cumprindo as obrigações e isso dificulta o pagamento de suas cotas no “Gol de Placa”. Disse.

É mais ou menos assim, segundo a minha ótica. Pela ordem de classificação no Campeonato da temporada passada, o clube terá que estar devidamente regularizado junto ao setor arrecadador do Estado para poder ter direito ao recebimento da cota que lhe cabe. Enquanto não se legalizar, provar estar quites com o órgão de arrecadação do Estado, dificilmente irá receber a cota do “Gol de Placa”.

O Governo não está negando nada a ninguém. Quem tiver direito, recebe. Só que para tanto terá que provar estar cumprindo todas as regras do jogo financeiro. O montante é grande, é alto, e o Governo não pode estar soltando dinheiro aleatoriamente sem comprovação. A “Lei de Responsabilidade Fiscal” é vigilante no trato do dinheiro público. Se organize que recebe. Desorganizado não tem vez!

domingo, 14 de março de 2010

SE TEM FUMAÇA, TEM FOGO

Há alguns dias o vereador de Sousa, e presidente do Sousa Esprote Clube, Aldeone ABrantes, condeceu entrevista ao repórter José Maria Fontine, da Rádio Tabajara, afirmando que tem sido contactado, por telefone, por árbitro da Federação paraibana para facilitar seus jogos. Na verdade Aldoene não deu nomes, mas deixosu claro que existe alguma coisa no sentido de "vender jogos". Mais recente, também em entrevista ao repórter Fontinelli, foi a vez do Dr. Caetano, advogado, ex presidente do clube e atual representante jurídico do time alvirrubra, dizer que está disposto a registrar na Policia Federal, e pedir providências,apuração das informações prestadas pelo dirigente sousense. Segundo o Dr. Caetano não será feita denúncia por que não tem elementos comprobatórios, porém o que se tem conhecimento é suficiente para a presença da Policia Federal no caso. Também acho, pois "se tem fumaça, tem fogo".

sábado, 13 de março de 2010

COPA SOSSEGDO FM FOI SUCESSO ABSOLUTO

Parabéns aos jovens que comandam a Rádio Sossego-FM pelo sucesso alcançado com a realização da 1ª Copa Sossego-FM de Futsal, encerrada na noite de sexta-feira, 12, com a conquista do titulo pelo Gálaxi em sensacional decisão contra o Lion no Ginásio Poliesportivo Sergimar de Melo Alves. Além de promover e organizar a competição, contando com apoio logístico da Prefeitura de Sossego e comércio local, a emissora ainda transmitiu todos sos jogos com excelentes narrações de Manoel Tavares, comentários de Didi Ferreira e Mágno Santos, reportagens de Junior e Gilmar Santos. Sucesso total na região do Curimataú, com sintonia local, e elogios através da Internete pelo site www.sossegofm.com.br. Parabenizo, também, os atletas do Gálaxi, campeão, e do Lion, vice, e extensivo ao público esportivo de Sossego que prestigiou o evento comparecendo ao Ginásio em dias de jogos e excelente nível disciplinar.

sexta-feira, 12 de março de 2010

BIBLIOTÉCA

Numa parceria com o Instituto Oswaldo Cruz a Prefeitura Municipal de Sossego implantou a Bibliotéca Pública - Casa da Cultura - com a finalidade de oferecer condições para que o sosseguense possa adquirir mais conhecimentos didáticos. A Casa da Cukturas fica localizada na Rua Francisco Alves, Centro, S/N, e atende diariamente mais de 50 pessoas que procuram se identificar com os livros oferecidos. Segundo a jovem Brunna Chaves, estudante do 5º ano no ensino público municipal, disse estar bastante feliz, satisfeita e com perspectivas de adquirir mais conhecimentos. "Está sendo muito importdante a Bibliotéca de Sossego, a Casa da Cultura, pois vem nos emprestar mais condições de adquirir conhecimentos. Eu, por exsemplo, estou lendo um excelente livro intitulado Menino de Rua, o qual aconselho sua leitura. Parabéns pela iniciativa municipal e conclusão da obra", disse Brunna. Estão a dispsosição mais de 2 mil livros e, segundo o Prefeito, "mais coleções serão adquiridas para enriquecer a cultura de nosso povo e o acervo da Bibliotéca", finalizou.

HIGIENE BUCAL É IMPORTANTE

O Prefeito de Sossego, Carlos Antonio Alves da Silva, tem se preocupado com o bem estar da criança sosseguense, no que diz respeito a higiene bucal. Recentemente autorizou visitas as escolas do Dentista, da Secretária de Saúde e enfermeira especializada para, junto ao alunado, instruir à todos na utilização da escova de dente,creme dental e fluor. Segundo o Prefeito, "ter os dentes limpos é sinal de um bonito sorriso e, consequentemente, boa saúde. Nosso objetivo é dotar todas as crianças de material suficiente para que faça diariamente a higiene bucal com perfeição", disse. A Secretária de Saúde, Vanuza DaPaz, tem vivo interesse nesse sentido por entender que "criança com saúde é criança feliz e com disposição para o estudo".Dr. Janduir Junior, dentista contratado pela Prefeitura, afirmou que não faltará empenho na orientação as crianças para que façam a escovação perfeita e tenham dentes limpos e sadios. Todos os alunos da rede municipal receberam kit Bucal contendo escova e creme dental. Dr. janduir aplicou fluor na dentição de todos alunos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

UM EXEMPLO DE DIGNIDADE

O jovem Carlos Antonio Alves da Silva, mais conhecido por Carlinhos, próspero comerciante do ramo de material de construção,decidiu, por insistência de amigos e daqueles que acreditavam nele, se candidatar a Prefeito de Sossego, cidade emanciapada há 13 anos e que vinha sofrendo nas mãos de forasteiros. O fato de ser de casa, nascido na cidade, ter familia na localidade e residência constituída, contribuiu, e muito, não para sair candidato, como também para a vitória. Hoje, exercendo o mais alto posto político do Município, tem dado um exemplo de dignidade, competência e dissernimento para o controle da coisa pública. Pegou uma Municipio endividado, inadimplente e cheio de "bronca", situações deixadas pelo asntecessor. Com tranquilidade e vontade de acertar, vem conseguindo dar estabilidade administrativa, promover o crescimento e melhorar a condição de vida dos sosseguenses. Tem aqueles que não gostam dele, da sua administração, mas ficam por conta das "viuvas de ontem", os que viviam de favores pessoais. Carlinhos não compra dignidade, dá essa condição ao povo. Sua administração vem sendo voltada para o bem estar da população, exclusivamente, visto que a saúde, a educação e o social tem sido prioridade. Em apenas um ano de administração fez mais que os demais em doze.Sua meta é dotar o Municcipio de água potável, encanada, e estrada asfaltada para que Sossego saia do anonimato e passe a figurar no rol do conhecimento geográfico.

segunda-feira, 8 de março de 2010

A HISTÓRIA DA FITA K-7 ESTÁ DE VOLTA

Quem não se lembra das acusações feitas por um dirigente trezeano, há alguns anos, afirmando que tinha uma fita k-7 contendo contatos com árbitros paraibanos que se vendiam nos jogos do Campeonato. Isso rolou um bom tempo mas ninguém ousou ir a Justiça para provar ou desmentir. Foi noticia várias dias e depois caiu no esquecimento. Eis que novamente surge movimento no mesmo sentido, desta vez com Alcione Abrantes, presidente dos Sousa, afirmando, em entrevista ao repórter José maria Fontinele, da Rádio Tabajara, que tinha sido procurado por alguns árbitros do quadro da FPF para facilitar jogos de seu clube na competição. O "côcô foi jogado no ventilador e até o momento ninguém se habilitou desligar o aparelho giratório". Fala-se que alguém iria pedir explicações ao dirigente do Sousa, mas até o momento ficou só na especulação.A presidente da Federação, Dra. Rosilene de Araújgo Gomes, tem a obrigação de investigar a acusação e colocar tudo em "pratos limpos". Caso não venha ser tomada nenhuma providência, com certeza outros casos virão daqui pra frente.

MORADIA PARA QUEM PRECISA

O Prefeito da cidade de Sossego, Carlos Antonio Alves da Silva, que faz excelente trabalho à frente da administração municipal, fez mais um gol de placa na sua administração. Conseguiu junto ao PAC verba, na ordem de 380 mil reais, para construção de 40 casas populares na Zona Rural do Município atendendo pessoas carentes, sem teto e que agora vai receber sua residência com dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. Todos os beneficiados foram cadastrados e provados não terem renda familiar acima de um salário mínimo. O convênio da Prefeitura com o órgão federal ainda vai proporcionasr mais 30 residências, desta vez na Zona Urbana. Até o final do ano, segundo o prefeito Carlinhos, todas as casas estarão sendo entregues aos seus devidos proprietários. "Estou feliz em atender quem mais precisa", disse Carlinhos bastante emocionado com o empreendimento de seu governo.

TEM ALGUMA COISA ERRADA NA ARBITRAGEM

A arbitragem paraibana passa por um momento bastasnte difícil.Nem todos os árbitros se enquadram nesse patamar de ruindade, embora pague pelos erros alheios. Constantemente, em todas as rodadas do nosso Campeonato, reclamações e mais reclamações aão vistas e ouvidas de dirigentes, atletas e torcedores, isso sem falar na malhação da imprensa esportiva. Tá virando rotina erros capitais da arbitragem da Paraíba.Domingo, 7, por exemplo, o Nacional foi visivelmente prejudicado por erros cometidos pelo assistente Márcio Freire, assumidos pelo árbitro Roberto lima que, além de seus próprios "equivocos" durante o jogo teve que se responsabilizar por falhas alheias. Parabéns para o segundo assistente, Felipe Messias, que não se envolveu em nada, deu o seu recado, fez o seu trabalho e saiu de campo esquecido por todos. Na linguagem do futebol costumeiramente é dito que árbitro bom é aquele que depois do jogo muita gente pergunta quem apitou a partida. Com o de Nacional e Botafogo, foi o contrário. No final todos queriam saber o nome dele. Tem alguma coisa errada na arbitragem paraibana e o comando do nosso futebol tem que encontrar o erro e corrigi-lo o quanto antes.

sexta-feira, 5 de março de 2010

FALOU DEMAIS, VIROU ESPANTALHO

O Presidente da Desportiva Guarabira andou falando pelos cotovelos, para depois se desculpar. Disse o que bem quiz da Presidente da Federação, sem macular a honra da mandatária de nosso futebol, é claro, mas deu á entender que estava falando o que queria e que há muito tempo tinha vontade de dizer. Em pouco tempo houve o retrocesso e a desculpe aconteceu e, segundo o site da FPF, a Presidente aceitou as desculpas e o "quipropó" entre as partes o "vento levou". Segundo o Sr. Raimundo Marinho, vice presidente da Desportiva, o pedido de desculpa do Sr. Domingos Sávio foi suficiente para a volta do bom entendimento entre clube e Federação. Ninguém deve mais nada, e o cheque tá legal. Ficou o dito pelo não dito. Que bom! É assim que se faz.

quinta-feira, 4 de março de 2010

QUEM ACUSA PROVA

O senhor Cássio Cunha Lima, governador cassado pela Justiça Eleitoral, faz severas acusações a imprensa paraibana ao afirmar, no Portal Correio, que ”grande parte da imprensa tá comprada”. Se o ex-governador acha que parte da imprensa está comprada, sei lá por quem, que dê nomes. Quem acusa prova. Exijo provas. Exijo que ele, o ex-governador, diga quem está sendo comprado. Os justos não podem pagar pelos injustos. Assim como os inocentes não podem pagar por acusações inconsequentes. Necessário se faz que o ilustre homem público, no alto de suas razões, e que se diz probo político paraibano, diga quais os profissionais da imprensa que se vendem. A Paraíba precisa saber para que a acusação não seja generalizada. Quem acusa tem responsabilidade com o que faz, e diz. ( frases entre aspas foram tiradas do texto postado no Portal Correio, quinta-feira, 4.3.10, às 18h22).

quarta-feira, 3 de março de 2010

UMA PARAIBANA NA FIFA

A cada dia que passa a gente vai vendo as mais variadas personagens da arbitragem brasileira integrando o quadro de arbitragem da FIFA, no apito ou na assistência. A Paraíba merece voltar a ser bem representada. Já tivemos integrantes no quadro da FIFA e, com certeza, enquanto lá estiveram corresponderam plenamente. É chegada a hora de uma forcinha da nossa presidente, Dra. Rosilene de Araújo Gomes, no sentido de, agora, lutar por uma mulher paraibana no quadro da FIFA.

Entre nós, com atuações surpreendentes e sem reparos negativos, temos a jovem Adriana Basílio na assistência da arbitragem. Uma estudante universitária de fisioterapia, excelente condicionamento físico, invejável conhecimento das regras do futebol e excepcional relacionamento no meio esportivo do Estado. Essa jovem tem todos os ingredientes para brilhar na arbitragem internacional, pois já integra o quadro nacional da CBF. Precisamos nos representar bem internacionalmente

Para Adriano Basílio chegar a FIFA falta apenas um pedido da presidente da Federação Paraibana de Futebol, Dra. Rosilene Gomes. Com certeza, para orgulho de todos os paraibanos, esse será um objetivo alcançado pela jovem Adriana Basílio com apoio integral da mandatária do nosso futebol, segunda pessoa na escala hierárquica da CBF para assuntos do futebol nordestino. Com a palavra a presidente da FPF.

terça-feira, 2 de março de 2010

MEXEU ERRADO, DANÇOU!

O Botafogo foi vitima de seu próprio erro. Não que tenha sido do grupo em campo, e sim do treinador que não soube tirar proveito da vantagem e quando se viu pressionado, quando deveria armar o time para garantir o placar que lhe era altamente favorável, se perdeu nas mudanças e provocou um descontrole emocional e técnico em todo o elenco.

Ganhando por dois a zero, e tendo o jogo praticamente nas mãos, eis que o técnico Argeu dos Santos se apavorou e foi infeliz nas mudanças processadas, tirando do jogo quem não devia sair e deixando quem merecia ser substituído. Um grave erro, ou engano, que custou caro ao permitir a reação adversária que chegou a virada para três a dois.

Quando ainda ganhava por dois a zero o meia Juninho Petrolina, que estava em campo por força da sua boa vontade, já demonstrava, no inicio do segundo tempo, que não mais reunia condições de jogo. Para surpresa de todos o técnico mexeu na defesa tirando Zé Wilker e fez entrar Rafinha. Perdeu potencialidade de ataques ou contra-ataques.

Mantido Petrolina, que já estava “caindo pelas tabelas”, sacou Kel, que vinha fazendo um bom papel de coadjuvante, para entrada de Juninho Paraíba que em nada contribuiu. O Sousa cresceu no jogo, mesmo porque Juninho Petrolina estava só andando em campo. Eis que Argeu resolve manter Juninho e tirar da partida Reginaldo, entrando Marcílio.

Foi aí que o Sousa passou a gostar totalmente do jogo, principalmente depois da expulsão de Juninho Petrolina, a baixa produtividade de Rafinha, e a falta de entrosamento de Juninho Paraiba. O Sousa chegou ao primeiro com Evandro e na sequência os dois gols de Manu.

Na saída o coral botafoguense ecoou bem alto em pleno Almeidão. “Burro, burro, burro”, gritava o torcedor numa patente demonstração de insatisfação com Argeu , não pelo fato de ter perdido, mas como perdeu. Pra completar o desastre, o estreante Geriel foi expulso ao cometer a penalidade que deu vitória ao Sousa.

“Mexer errado, dança!”. Já dizia Branchu, segundo o comentarista Ivan Bezerra. Argeu sacou Zé Wilker, Reginaldo e Kel que mereciam continuar no jogo, deixando Juninho Petrolina e Marlon que não faziam por merecer continuar em campo. Juninho Paraíba, Marcílio e Rafinha “entraram numa fria”.