sexta-feira, 19 de março de 2010

GENIVALDO OU BANKS ?

Quem acompanhou a Copa do Mundo de 70 com certeza ainda lembra a espetacular defesa que o goleiro Gordon Banks, da Inglaterra, fez aos 10 minutos de jogo ao defender uma bola cabeceada por Pelé no canto direito de sua trave, lance considerado por muitos - para mim até quinta-feira, 18 - como “a maior defesa de um goleiro em todos os tempos”. Digo até quinta-feira por que o goleiro Genivaldo, do Botafogo da Paraíba, conseguiu desbancar o grande astro da Seleção Inglesa praticando uma defesa, aos 15 minutos de jogos, inegavelmente muito mais difícil que a praticada por Banks.

O lance que redundou na defesa do goleiro inglês aconteceu depois de um cruzamento de Jairzinho, da direita, após driblar Terry Cooper e centrar a bola na cabeça de Pelé que, antes de cabecear, olhou a posição de Banks e colocou no canto oposto. Ágil, e com reflexo de fazer inveja, o inglês deu dois passos e após a bola tocar ao solo, visto que o cabeceio foi pra baixo, conseguiu espalmar fazendo com que a bola tomasse o rumo da linha de fundos por cima do travessão. Aquele foi o lance mais polêmico e comentado de todos os tempos praticado por um goleiro.

Como Genivaldo não é da seleção inglesa, brasileira ou outra qualquer, simplesmente atua no Botafogo da Paraíba, um clube de porte médio do futebol brasileiro fora do eixo São Paulo-Rio-Minas, e do Nordeste, claro que seu feito na noite de quinta-feira, estádio Silvio Porto, em Guarabira, cidade do interior paraibano, não terá a repercussão do goleiro inglês na década de 70. O feito de Genivaldo, se mostrado ao mundo, como foi o de Banks, passaria a ostentar o titulo de MAIOR DEFESA DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS.

Genivaldo conseguiu, numa demonstração de excelente preparo físico e apurado reflexo, desviar para escanteio - também por cima do travessão como fez Banks - uma bola aparentemente fora do seu alcance por ter ido no sentido contrário. O chute foi desferido pelo atacante Junior Coxinha, da Desportiva, em direção ao gol. No trajeto bateu no costado do zagueiro botafoguense e tomou rumo diferente. Genival conseguiu, no ar, virar o corpo, visto que ia para o lado oposto, e num salto acrobático conseguiu desviar a trajetória da bola por cima do travessão, evitando, assim, o gol e, em seguida, receber cumprimentos de seus companheiros, elogios da imprensa, aplausos dos torcedores e até de atletas adversários

Daí a pergunta: GENIVALDO OU BANKS? Na verdade até esta data eu tinha na lembrança o lindo lance do goleiro Banks ao evitar gol do Brasil, principalmente do Rei Pelé. Até então, digo com toda e real convicção, por que de agora em diante espero ter condições de ver outro goleiro praticar defesa mais bonita, verdadeiramente espetacular, do que a praticada por Genivaldo aos 15 minutos do primeiro tempo, do jogo Desportiva x Botafogo, estádio Silvio Porto, em Guarabira, pelo Campeonato Paraibano, dia 18 de março de 2010.

O que me faz sentir um pouco de inveja dos grandes centros, da forte mídia nacional, é que nenhum destaque foi dado ao nosso goleiro, ao atleta do Botafogo da Paraíba, no grande noticiário esportivo brasileiro. Se o fato tivesse acontecido com Bruno do Flamengo, Rogério Ceni do São Paulo. Julio César da Inter de Milão, outros e outros mais famosos e bem vistos na mídia nacional e internacional, com certeza seria manchete por mais de uma semana, no mínimo, como o goleiro que desbancou Gordon Banks. Para mim a resposta é GENIVALDO.

Adamastor Cahves (Blog: www.zonafrancapb.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário