terça-feira, 18 de maio de 2010

FIFA ELIMINA A ARTE NO FUTEBOL

Li, sem entender bem, a notícia procedente da toda poderosa FIFA dando conta da decisão tomada pelos “cacifes” de que a “paradinha” está fora do espetáculo. Juro que fiquei sem entender nada. Sem saber, na verdade, o que pretende a mentora do futebol mundial deixando de lado o espetáculo. A “paradinha” na cobrança do pênalti é um espetáculo a parte. Só tem a reclamar quem está debaixo dos três paus e é enganado pelo executor da “paradinha”.

Tirando esse direito de quem tem a arte de enganar o goleiro na cobrança de uma penalidade máxima, tira, também, o direito do torcedor ver a maestria de um atleta no domínio do toque na bola ou gingado antes da execução da cobrança fatal. De um lado frustrando jogadores, mestres na “paradinha” e torcedores que gostam da arte. Do outro oferecendo mais liberdade de ação á quem tem o direito de usar as mãos, além dos pés. Acho que a FIFA “pisou na bola” antes da “paradinha”.

O que devia ter mais cuidado, a FIFA se omite em decisões. Sair do gol em direção a bola na cobrança de pênaltis, por exemplo, é o que mais se vê e nenhuma proibição, mesmo porque fica a critério do árbitro se saiu ou não do gol. O que o público vê, ou viu, que se dane. Árbitros irresponsáveis, usando e abusando da autoridade sem severa punição é público e notório no futebol mundial. Outras mais cabíveis a decisões da FIFA são deixadas de lado. A “paradinha”, que é arte, está proibida.

A próxima vai ser a "goleirada" reclamando que os cobradores de faltas estão colocando a bola no ângulo, ou enganando com efeitos que deixam os “pegadores de bola” sem ação para a prática da defesa. Com certeza, em pouco tempo, vamos ter mais uma proibição da FFA com o seguinte texto: “o cobrador de falta não pode chutar com efeito ou no ângulo”. O drible, por exemplo, nas próximas proibições deve entrar em pauta, regulando-o se pode ser dado pra frente, pra esquerda ou direita. Proibir a “paradinha” significa eliminar a arte no futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário